Família Almeida Galafura Carvalhais Sarmento

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVRL/FAM/AGCS
Date range
1626 Date is certain to 1980 Date is certain
Dimension and support
355 doc.; papel e pergaminho; 0,50 m.l.
Biography or history
À família Almeida Galafura Carvalhais Sarmento vêm juntar-se, através de matrimónios sucessivos, a família Figueiredo da Fonseca e Melo e a família Morais Sarmento Vasconcelos e Castro.

A actividade desta família desenvolve-se predominantemente em Lamego e Moimenta da Beira.

São figuras mais relevantes desta família:

António de Almeida Carvalhais, filho de Francisco de Almeida Carvalhais, que foi Capitão de Cavalos em 1645, na Guerra da Aclamação, Governador do Castelo de Bragança em 1646, Governador de Salvaterra, Comissário Geral da Cavalaria em 1657 e General de Cavalaria.

D. João IV deu-lhe o foro de Fidalgo Cavaleiro, duas Comendas e a Alcaidaria Mor de Melgaço pelos muitos serviços que fez na guerra. Foi chamado pelo Desembargador do Paço Francisco Almeida Cabral, seu primo, para suceder no vinculo que este instituiu e uniu ao Mosteiro de N.ª Sr.ª da Piedade dos Gracianos de Lamego, no tempo em que era capitão de cavalos e morador na sua quinta de Assureiras junto de Lamego, como consta da instituição feita em 15.09.1653, na cidade de Lisboa e das suas inquirições para tomar o hábito de Cristo.

António de Almeida Galafura, Senhor do Paço e Prazo de Alvorações. Foi senhor da Casa e Morgado de seu pai, Fidalgo da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Alcaide-mor de Melgaço.

Casou com D. Maria Clara de Faria, filha de João de Freitas de Faria, vereador do Porto e de sua mulher Marinha Figueiroa.

Dr. António de Almeida Galafura Carvalhais, nascido em 1795 e falecido em 07.06.1866, foi Fidalgo da Casa Real, Deputado da Nação. Foi o 7º e último padroeiro do Convento da Graça. Filho António de Almeida Galafura, Fidalgo da Casa Real, padroeiro do Convento da Graça da cidade de Lamego e de sua mulher D. Antónia de Figueira [ou Figueiredo] e Melo.

Fr. Francisco Manuel Sarmento de Vasconcelos e Castro, formou-se em Cânones na Universidade de Coimbra em 1761, foi prior da Igreja de Santa Eugénia de Penela, da Ordem de São Bento de Avis, da Igreja de Santiago da Várgea de Meruge e Juiz da mesma ordem na cidade de Aveiro, filho de José Sarmento de Vasconcelos, F.C.R. Cavaleiros da Ordem de Cristo e [de sua mulher D. Maria Josefa de Carvalho e Castro].
Custodial history
Documentação adquirida directamente da entidade produtora.
Acquisition information
Documentação doada por Maria Filipa Correia de Mesquita Carvalhais Borges de Azevedo, Fernando Filipe Correia de Mesquita Carvalhais Borges e Fernanda Correia de Mesquita Carvalhais Borges, em 22/07/2008.
Scope and content
Cartas de legitimação; certidões de escrituras de perfilhação; certidões de processos de perfilhação; certidões de processos de justificação de nobreza; certidões de registo de baptismo; notas, rascunhos e apontamentos genealógicos; certidões de autos, sentenças e processos judiciais; certidões de escrituras de emprazamento; contratos de arrendamento; declarações de compromisso; declarações de desistência; licenças de obras; requerimentos; róis e inventários de bens; vedorias de propriedades; declarações de permuta; declarações de venda; certidões de autos e sentenças de arrematação; certidões de escrituras de compra e venda; certidões de escrituras de permuta; testamentos; declarações de quitação; facturas e recibos; certidões de escrituras de empréstimo; certidões de escrituras de hipotecas, declarações de dívida; declarações de quitação de dívida; certidões e pagamentos de sisa, provisões régias; cartas de mercê, cartas-padrão; certificados de habilitações; alvarás; diplomas de nomeação; procurações e desenhos de brasões.
Accruals
Fundo fechado. Não se prevê o ingresso de nova documentação.
Arrangement
Classificação orgânico-funcional.

Ordenação dos documentos, dentro das séries, mediante o critério cronológico.
Access restrictions
Documentação privada, tornada pública após doação.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo fim a que se destina, tipo, tamanho e estado de conservação do documento. Custas: Tabela da DGARQ.
Language of the material
A mairia dos documentos é em português mas contém um documento em latim.
Physical characteristics and technical requirements
Contém documentos em mau estado de conservação.
Other finding aid
AIRES, Luís Machado - Sistema de Informação Almeida Galafura Carvalhais Sarmento. 2008.